fbpx

Maio é o Mês das mães: E falar com Mãe não tem preço!

Esse é um mês muito especial, o mês das mães.

Se estamos aqui para falar sobre qualquer coisa e ser quem somos, sabemos que devemos a alguém que nos gerou, deu à luz e na maioria das vezes nos conduziu no crescimento e desenvolvimento.

Por isso o artigo hoje é sobre a comemoração mais do que especial do Dia das Mães.

Mas você já sabe por quê surgiu essa data comemorativa?

A maioria de nós comemora, mas nunca parou para pensar de onde surgiu a ideia de comemorar o dia das mães.

Vem comigo que nesse artigo eu vou te contar tudo sobre isso.

Afinal, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes no nosso país.

Origem oficial do Dia das Mães

Alguns historiadores indicam uma semelhança da comemoração atual do Dias das Mães com celebrações que já eram realizadas desde a Antiguidade clássica, na Grécia e na Roma antigas.

Para eles, apesar de não se ter uma associação direta entre a celebração antiga com a que se realiza hoje, há um diálogo entre as práticas de homenagear a figura materna

Na Grécia, por exemplo, havia uma celebração para Reia, a mãe dos deuses.

Oficialmente o Dia das Mães como data comemorativa surgiu no início do Século XX, nos Estados Unidos, criado por Anna Jarvis para homenagear a sua mãe Ann Jarvis, que realizava trabalhos sociais com outras mães principalmente durante a Guerra Civil Americana.

Ann Jarvis dedicou toda a vida ao ativismo social e fazia parte da igreja metodista.

Suas ações eram voltadas à melhoria das condições sanitárias da comunidade.

Inicialmente ela criou uma instituição chamada Mother’s Day Work Clubs (Clubes de trabalho do Dia das Mães), com a finalidade de melhorar as condições sanitárias em algumas cidades da Virgínia Ocidental.

Através dessa instituição, Ann Jarvis oferecia assistência às famílias necessitadas e orientava sobre a manutenção de boas condições sanitárias para evitar doenças.

Na Guerra Civil Americana, que durou 4 anos (1861-1865), Ann Jarvis prestava socorro aos soldados feridos.

Com o fim da Guerra ela criou um clube em que as ações se voltaram a garantir um bom convívio entre as famílias de soldados que lutaram em lados opostos.

Esse clube envolveu muitas outras mães e foi celebrado em um Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia determinado para celebrar a paz entre as famílias.

Após o falecimento de Ann Jarvis ocorrido em 9 de maio de 1905, sua filha Anna Jarvis ficou bastante abalada e resolveu criar uma data para homenagear a sua mãe que era uma mãe que inspirava muitas mães americanas.

O primeiro Dia das mães é marcado por um memorial realizado por Anna Jarvis em maio de 1908.

Como o Dia das Mães se oficializou nos EUA

Depois do memorial realizado para sua mãe, Anna Jarvis decidiu que o Dia das Mães deveria se converter em data comemorativa permanente nos Estados Unidos quando todas as mães deveriam ser homenageadas.

Para isso contou com apoio político para levar a proposta ao Senado norte-americano.

Apesar de inicialmente o projeto ter sido reprovado, Anna não desistiu, dedicou-se inteiramente a partir de 1909 a conseguir oficializar o Dia das Mães como data comemorativa.

Na Virgínia do Norte, onde sua mãe viveu e atuou como ativista social, ela conseguiu oficializar a data em 1910.

Quatro anos depois, em 1914, ela conseguiu junto ao Congresso norte-americano a oficialização do segundo domingo de maio como data para a celebração e homenagem à todas as mães americanas.

Dia Das Mães no Brasil

A ideia de homenagear as mães se espalhou rapidamente pelo mundo todo, chegando ao Brasil.

Os historiadores apontam que a primeira celebração no Brasil teria ocorrido em 12 de maio de 1918, realizada pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Oficialmente o Dia das Mães foi decretado no Brasil pelo governo do presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 21.366 de 5 de maio de 1932, que determinou o segundo domingo de maio como o dia de comemorar os “sentimentos e virtudes do amor materno”.

A data comemorativa do Dia das Mães no Brasil é uma conquista do movimento feminista brasileiro que teve um grande crescimento no Governo de Getúlio. Por exemplo, o sufrágio universal feminino também foi decretado em 1932.

O Dia das Mães é uma forma de exaltar a figura feminina, a mãe, quem gera e dá a luz, além de dedicar-se aos filhos com amor, cuidados e muitas vezes abrir mão de muitas coisas para ser Mãe.

Mãe é contato diário

Exceto em situações eventuais de necessidade ou ausências por motivos diversos, de um modo geral a relação com nossas mães é diária até certa altura da vida.

O contato é frequente e vai diminuindo na medida em que vamos crescendo e tendo atividades sociais, escola, trabalho, etc.

Durante toda a infância e até parte da nossa juventude, nossa mãe está presente desde que acordamos até quando vamos dormir.

Mas depois que crescemos, muitas vezes precisamos ficar longe delas, cada vez mais, em outra casa quando nos casamos ou vamos morar sozinhos. Em muitos casos em outra cidade, em outro estado e até outro país.

Nessas horas sabe o que nos salva hoje?

As tecnologias.

Hoje temos as vantagens da tecnologia para nos permitir não perder tanto o contato direto com nossas queridas mães.

Nós precisamos desse afeto, mas especialmente elas que nos criaram, esperam qualquer sinalzinho nosso todos os dias.

Ter a tecnologia a nosso favor possibilita ficar mais perto de quem a gente já foi grudado.

Com planos de telefonia, de dados e internet adequados é possível estar mais presente da vida daquela que tanto nos ama e nos cuida, e a quem também tanto amamos, mesmo que estejamos a milhares de quilómetros de distância.

A TechnnoCorp pode ajudar você a reduzir os custos de tecnologia da sua comunicação e isto significa também que você pode falar com sua mãe todos os dias, a um baixo custo. Sua mãe vai amar saber disso.

Nós queremos aqui desejar a todos os filhos e mães do mundo nesse mês de maio, muita conexão, amor e união em suas famílias. Feliz mês das Mães!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Fale Conosco

Informações de Contato