fbpx

Cobranças indevidas! Veja os 3 principais erros para não cometer na gestão da telefonia móvel da empresa

6 a cada 10 usuários são afetados por cobranças indevidas. Fonte: Revista exame

Um dos principais motivos para que as empresas se preocupem com a gestão de telefonia é, sem dúvida, o financeiro.

De acordo com uma matéria veiculada pela Revista Exame em 2020, as cobranças indevidas em telefonia afetam 6 a cada 10 usuários.

Se considerarmos essa situação no âmbito empresarial, cujos valores que são operados são geralmente muito maiores, o custo elevado em telefonia pode comprometer e muito o orçamento das organizações.

É por isso que uma boa gestão de telefonia se torna essencial. Para evitar mau uso, desperdícios e cobranças indevidas.

Quando se fala em uso de serviços de telefonia nas empresas, é preciso pensar no estritamente necessário para as atividades empresariais.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), dentre as principais reclamações que são recebidas contra as operadoras de telefonia, as principais se referem a cobranças indevidas. Isso tanto nas contas de telefonia móvel individuais como nos planos de celulares corporativos.

Vamos te falar aqui 3 erros que você pode e deve evitar na gestão de telefonia celular da sua empresa para controlar seu custo em serviço de telefonia.

1- Esquecer o contrato na gaveta

Se você é aquele tipo de gestor que preocupa demais com todos os detalhes do contrato, mas somente na hora de contratar, saiba que você está em risco de ter o custo do seu plano acima da sua necessidade. Isso se não tiver outros problemas com falta de cumprimento de contrato e até cobranças indevidas.

A pesquisa que citei acima, da Anatel, mostrou que muitos usuários que reclamam dos serviços de telefonia, é porque quando vão ver não estão recebendo o que foi contratado.

É claro que saber o que está contratando na hora de contratar é importante, mas não se pode depois perder de vista nenhum detalhe. Especialmente no âmbito empresarial que envolve muitas informações, o ideal é ter um monitoramento periódico dos contratos durante o período de vigência de serviços contratados.

Ou seja, de tempos em tempos, se possível todos os meses é importante rever o contrato, juntamente com as faturas de cobranças, se estão batendo em serviços prestados e valores pactuados para pacotes de serviços e tarifas.

Fazendo uma auditoria cuidadosa, qualquer divergência será rapidamente identificada e você pode contestar junto à operadora por qualquer situação que não atenda ao que foi contratado.

2- Não monitorar as faturas de forma setorizada

Por incrível que pareça esse é um dos erros mais cometidos pelas empresas. Deixar de fazer um monitoramento e controle dos serviços usados pelos diferentes setores e colaboradores da organização.

Na verdade, na prática, fazer esse controle muitas vezes melindra as relações humanas com os colaboradores, que podem achar que a empresa está desconfiando, está com pegação no pé, e coisas desse tipo.

Ou até por falta de uma metodologia implementada para essa finalidade, de pessoa específica para fazer e como fazer.

O fato é que quando a empresa não monitora, ela também não tem controle dos gastos. E para que uma organização funcione bem, é importante que todos os trabalhadores estejam conscientes e alinhados com a organização. Inclusive com a visão de reduzir custos e melhorar o desempenho financeiro da organização.

Ligação ilimitada | Technnocorp

Você pode pagar até 60% mais barato nas suas faturas de telefone e internet

Faça agora um teste grátis e descubra quanto você pode economizar

A empresa deve implementar o controle das faturas de serviços de telefonia e dados, se possível de forma sistematizada, para facilitar a gestão e torná-la eficiente, coletando os dados e informações, identificando uso por setor e análises da aplicação dos recursos nesses serviços.

Dessa forma, qualquer tipo de situação que esteja em desacordo com o contrato com a operadora também pode ser percebido e solucionado.

3. Cair na armadilha da Renovação automática

Esse é outro erro muito mais comum do que deveria. Parece ser uma coisa natural do ser humano, gostar do que está mais fácil.

A renovação automática tem esse aspecto de “facilitar a vida do cliente”. Você muitas vezes assina no próprio contrato que ele se renova automaticamente em condições tais e tais. E quando chega o momento de renovar, sob a justificativa dos que vendem o serviço de que você não terá dor de cabeça com isso, você nem vê direito o que está renovando, recontratando. Muitas vezes nem lê o que a empresa manda.

E pior, deixa de avaliar outras operadoras e outras ofertas que poderiam te dar muito mais vantagem em qualidade, serviços e preços.

Não é incomum, por exemplo, situações em que as operadoras fazem uma campanha super vantajosa no primeiro ano e na renovação depois alteram completamente os valores e condições de serviços. Tem que ficar de olho!

Não cometa esse erro em sua empresa. Antes de renovar qualquer serviço refaça sempre as pesquisas de concorrência de preços a partir do perfil de consumo, o tráfego da telefonia e os custos habituais da empresa, para poder optar pelo que melhor lhe servir e convier.

Veja outros artigos

O mesmo conceito que se deve adotar na hora de renovar o seguro de casa, do carro, de vida, o plano de saúde. Você não pode cair na armadilha da renovação automática e nem ir caindo na conversa do vendedor. Pelo contrário, precisa analisar as novas propostas, comparar e buscar o melhor custo-benefício para a empresa, sempre!

Conclusão

É fato que investir em comunicação nas empresas hoje é inevitável. Nenhuma empresa sobrevive sem contar com os serviços de telefonia e de dados hoje em dia. Impossível.

Mas o que a gestão empresarial precisa fazer é procurar sempre o melhor custo-benefício. Ter qualidade em comunicação nem sempre significa pagar caro por isso.

Neste artigo eu falei dos 3 principais erros para um gestor não cometer para ter um custo com telefonia controlado e até reduzido.

Como especialistas em controle de custos nós podemos afirmar que um bom controle nos serviços de telefonia pode impactar de forma muito significativa no orçamento financeiro da empresa.

E um bom controle é evitar os erros de não conferir o contrato periodicamente, não controlar as faturas e uso setorizado e não cair na armadilha dos contratos a perder de vistas (que renovam ali automaticamente sem novas análises).

É muito importante que o controle e análise dos custos com telefonia e dados seja um compromisso de toda a equipe de trabalho. Ainda mais em tempos de crise, quando economizar dinheiro é sempre a melhor alternativa.

Se você gostou desse post, curta e compartilhe. Espalhe informação para que mais gestores de empresas evitem esses erros e tenham melhora na performance de controle de custos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Fale Conosco

Informações de Contato